Como Ligar o Carro: 5 Passos Simples

Saber ligar o carro pode parecer uma tarefa simples para muitos motoristas, mas para iniciantes ou até mesmo para aqueles que estão voltando a dirigir depois de um tempo, pode ser um pouco complicado. 

Entender o funcionamento básico do seu veículo e seguir as instruções certas pode evitar problemas mecânicos e melhorar a sua confiança ao volante.

Por isso, é preciso ter um bom entendimento do que deve ser feito, desde a preparação inicial até informações adicionais e soluções para problemas comuns.

Neste guia completo, vamos mostrar o passo a passo de como ligar o carro de maneira correta e segura. 

Continue lendo.

Como Ligar o Carro

No momento de dar partida no seu veículo, é preciso se atentar a algumas questões que fazem toda a diferença na experiência de direção.

Confira abaixo quais são as ações que devem ser realizadas e veja como ligar o carro.

Posicionamento correto no banco

Primeiramente, coloque o cinto de segurança e veja se ele está bem ajustado. Isso é fundamental para sua segurança em caso de acidente.

Depois, ajuste o banco para que você possa alcançar os pedais com facilidade e conforto. Seus joelhos devem estar ligeiramente dobrados quando os pedais estão pressionados.

Se for preciso, regule os espelhos retrovisores para garantir uma boa visibilidade traseira e lateral.


Ponha a chave na ignição

A ignição é uma peça feita de metal e com formato redondo que costuma ficar perto do volante, geralmente ao lado direito. Nela, há um buraco para que a chave seja colocada por inteiro.

Em carros mais novos e modernos, a utilização da chave não é necessária. Ao invés disso, é preciso apertar um botão que pode ser visto facilmente. Em geral, ele vem com “partida do motor” ou uma mensagem parecida escrita.


Câmbio manual

Em um carro  manual, o câmbio deve estar no ponto morto ou neutro antes da ligação, o que significa que nenhuma das marchas pode estar engatada. 

Para isso, mantenha o pé sobre a embreagem. Dos três pedais presentes em um carro desse tipo, ela é o que fica mais à esquerda. Com a embreagem pressionada, desengate a marcha.

Câmbio automático

No caso de um veículo automático, ele conta com dois pedais. Em alguns modelos, há  um “pedal neutro”, que é uma placa feita de borracha no canto esquerdo do piso que serve para o descanso do pé.

Carros desse tipo apresentam um mecanismo de segurança que não deixa a partida acontecer enquanto o motor está engatado. Sendo assim, é preciso que o câmbio esteja na posição “P” ou “N”. 


Dê a partida

Então, a chave deve ser girada em dois estágios e empurrada contra uma mola até o fim para que o motor seja ligado.

A primeira parada, com as letras ACC, permite a utilização do rádio e de outros acessórios elétricos. Já a segunda, que é chamada de “ON”, é a posição em que a chave fica após a partida.

Assim que a partida for dada, pare de girá-la. Caso contrário, as engrenagens do automóvel começarão a ter atritos umas com as outras, o que pode causar problemas.


Mudança de marcha

Sempre tenha cuidado ao mudar de marcha. Alguns modelos de carros manuais têm um interruptor de segurança. Essa trava interrompe a eletricidade para a ignição. Ou seja, você deve pisar fundo na embreagem para que o carro ligue. 

Assim que o motor ligar, não solte a embreagem de uma vez só. Faça isso aos poucos, para evitar que o carro morra. Caso você vá sair com o veículo nesse momento, engate a primeira marcha e solte a embreagem devagar, sem esquecer de ir acelerando também lentamente.


Problemas comuns ao ligar o carro

Caso o seu carro não esteja ligando, é possível que pelo menos um dos problemas mostrados abaixo esteja contribuindo para isso.

Confira as informações a seguir e veja se uma delas se encaixa no seu caso.

Motor não liga

Se a chave não passar da primeira ou segunda posição ao girar e o volante estiver travado, isso significa que o modo de direção travada foi ativado. Isso impede que o carro seja ligado sem alguém no volante. 

Nessa situação, pode ser necessário movimentar o volante para frente e para trás para destravá-lo e ser possível girar a chave.

Se a ligação não ocorrer, tente pressionar firmemente a embreagem ou o freio enquanto a chave é girada. Alguns veículos mais recentes novos são projetados para serem ligados assim, evitando solavancos ou arranques bruscos.

Se nada disso funcionar, tente girar a chave no sentido oposto, pois alguns automóveis antigos não seguem os padrões atuais.

Bateria Fraca

Ao tentar ligar o carro, se você ouvir um clique ou nada acontecer, é provável que a bateria esteja fraca. 

Soluções possíveis incluem a troca da bateria ou cabos de transferência para dar partida com a ajuda de outro veículo.

Combustível, alternador e Ignição

Dê uma olhada no nível de combustível. Às vezes, a solução pode ser tão simples quanto abastecer o veículo. Além disso, filtros de combustível entupidos podem dificultar a partida e devem ser substituídos regularmente. 

Também é interessante dar uma olhada e testar o alternador. Em caso de desgaste, ele deve ser trocado para o carro ligar.

Problemas no sistema de ignição, como velas ou bobinas desgastadas e problemas no distribuidor, também podem impedir que o automóvel ligue corretamente. Verifique e substitua componentes desgastados conforme necessário.

Troca de Óleo

O óleo lubrifica os componentes do motor e ajuda a prevenir danos.

Sendo assim, mantenha o óleo do motor em dia, realizando trocas regulares conforme as recomendações do fabricante. 


Conclusão

Como te mostramos, ligar o carro de forma correta é essencial para garantir a segurança e manutenção do carro. 

Seguindo este guia, você estará preparado para dar partida de maneira eficiente, evitando problemas comuns e garantindo uma experiência de condução mais tranquila. 

Estar sempre bem informado e ter um bom sensor de estacionamento e uma trava antifurto também contribui para experiências mais seguras.

Enquanto estiver dirigindo, preste atenção no trânsito e verifique com atenção a presença de outros veículos, pedestres, ciclistas ou objetos.

Não se esqueça de realizar verificações regulares e preventivas para garantir que seu automóvel esteja sempre em boas condições de uso.

Veja também

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário